Sobre o SENAI

O SENAI BAHIA, que integra o SENAI Nacional – um dos cinco maiores complexos de Educação Profissional do mundo e o maior da América Latina, forma profissionais para diversas áreas da indústria brasileira há mais de 70 anos. Além de oferecer educação profissional de qualidade, aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores.

Fazer parte da comunidade SENAI BAHIA, significa aliar conhecimento, tecnologia e inovação em seu projeto de vida profissional. Se você concluiu o ensino médio ou equivalente, ou está cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, já pode fazer um curso técnico com a gente.

Para fazer um curso técnico no SENAI BAHIA existem duas formas de ingresso: Pelo ENEM, para candidatos a bolsas de estudo integral e Por Ordem de Matrícula, para candidatos aos cursos pagos.

Para receber informações sobre o processo seletivo 2022.1, cadastre-se aqui

FORMAS DE INGRESSO

01

Pelo Enem

Os requisitos para concorrer à bolsa de estudos dos cursos técnicos com ingresso em 2021.2 foram:
Ter realizado o ENEM nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 com pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 500 (quinhentos) pontos, ter condição de baixa renda e autodeclarar, por escrito, esta condição no ato da inscrição. Não há modelo para a declaração, mas é obrigatória a informação do número do CPF do aluno;

Caso tenha interesse em receber informações sobre a abertura de inscrições para o processo seletivo 2022.1, cadastre-se aqui.

02

Ordem de Matrícula

Para concorrer por essa forma de ingresso, o interessado precisa realizar o cadastro, escolher o curso desejado, anexar a documentação e realizar o pagamento referente a matrícula, dentro do prazo do período do processo seletivo.
 Caso tenha interesse em receber informações sobre a abertura de inscrições para o processo seletivo 2022.1, cadastre-se aqui.

DESCONTOs em 2021.2

DESCONTO DE 60% NA MATRÍCULA (1ª mensalidade)

60% de desconto sobre o valor cheio da 1ª mensalidade e podem ser pagas no cartão de crédito, débito ou boleto. A matrícula poderá ser paga em até 12 vezes no cartão de crédito. Consulte os valores da matrícula com desconto para 2021 no menu “MATRÍCULA/MENSALIDADES”. Esses descontos não são cumulativos com outros quaisquer descontos.

DESCONTO DE 30% EM TODAS AS MENSALIDADES DO CURSO

30% de desconto durante todo o curso, para o aluno que realizar o pagamento até o dia 05 de cada mês.

DESCONTO DE 40% PARA PAGAMENTO À VISTA

40% de desconto para o pagamento total do módulo/semestre. Caso o candidato queira realizar o pagamento integral do curso (à vista), deve solicitar pelo e-mail senaifinanceiro@fieb.org.br, informando nome completo, CPF, RG.

DESCONTO PARA EX-ALUNOS E COLABORADORES DO SISTEMA FIEB (SESI, SENAI, IEL, FIEB E CIEB)

O candidato deve anexar a documentação comprobatória no momento da matrícula (carta dirigida ao SENAI BAHIA, com Registro Acadêmico (RA), nome completo, CPF, unidade/curso/turno).

DESCONTO PARA EMPRESAS ASSOCIADAS A SINDICATOS FILIADOS A FIEB/CIEB E EMPRESAS PARCEIRAS

O candidato deve anexar a documentação comprobatória (carta do sindicato/CIEB/empresa parceira) no momento da matrícula no site.

matrícula

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO/MATRÍCULA

No ato da inscrição/matrícula, o candidato deverá anexar os seguintes documentos (arquivos em PDF com até 10 MB por documento):

1. Certificado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) ou histórico escolar ou documento da escola (atestado, declaração ou comprovante de matrícula), que comprove que o aluno está matriculado e/ou frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio (frente e verso do documento);
2. Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (frente e verso do documento);
3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
4. Comprovante de residência (atualizado);
5. Declaração da condição de baixa renda, no caso de candidato bolsista.

PESSOAS COM DEFICÊNCIA (PCD)

Para pessoas com deficiência, além da necessidade de preencher o cadastro com a sinalização da respectiva deficiência, é necessário o envio de documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado, para ser considerado válido para análise, no qual devem conter: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. Esse documento deve ser enviado até 5 dias úteis antes do início do curso para o e-mail processoseletivochp@fieb.org.br

SOBRE AS AULAS em 2021.2

AULAS DOS CURSOS PRESENCIAIS

1. As aulas são ministradas nos turnos matutino, vespertino ou noturno, por meio da Plataforma MEU SENAI, enquanto durar a pandemia da COVID-19. Assim que possível, realizaremos as aulas presenciais nas instalações das Unidades do SENAI BAHIA respeitando o protocolo de retomada das aulas estabelecido pela instituição.

2. As aulas por meio da Plataforma MEU SENAI são realizadas remotamente e acontecem de forma síncrona, ou seja, ao vivo. Algumas atividades são realizadas assincronamente, de acordo com a disponibilidade de horário do aluno.

3. Para que o aluno acompanhe as aulas remotas síncronas (ao vivo) na Plataforma MEU SENAI ele deve dispor de computador com acesso à internet e pacote Office, conforme requisitos especificados no item 4, letra e, do edital do processo seletivo 2021.2.

AULAS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS

1. As aulas são realizadas semipresencialmente, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que fica disponível durante todo o período letivo para que o aluno acesse, por meio de computador com acesso à internet e pacote Office, conforme requisitos especificados no item 4, letra e, do edital do processo seletivo 2021.2.
2. São realizadas aulas presenciais obrigatórias para experiências laboratoriais e atividades práticas, demonstração, simulação, seminários, estudos de casos, visitas técnicas, projetos e pesquisa, bem como outros instrumentos que a experiência pedagógica indicar, conforme autorização das esferas governamentais para a realização das atividades presenciais, respeitando o protocolo de retomada das aulas estabelecido pela instituição.
3. Enquanto durar a pandemia da COVID-19, as aulas práticas presenciais serão sempre que possível, realizadas por meio da Plataforma MEU SENAI.

HORÁRIO DAS AULAS DOS CURSOS PRESENCIAIS

1. Matutino: de segunda-feira à sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
2. Vespertino: de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
3. Noturno: de segunda-feira à sexta-feira, das 18h40 às 21h40 e aos sábados, no turno matutino e/ou vespertino, exceto na Unidade CIMATEC, que o horário de segunda-feira à sexta-feira é das 18h40 às 22h. Durante a impossibilidade de retomada das aulas de forma presencial, a Unidade CIMATEC seguirá o horário das aulas das demais Unidades, ou seja, das 18h40 às 21h40.

HORÁRIO DAS AULAS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: Os encontros presenciais são realizados aos sábados de 9h às 13h por meio da plataforma MEU SENAI.

CURSOS

CURSOS

Conheça os cursos ofertados e o valor da matrícula.

MENSALIDADES

MENSALIDADES

Para saber o valor das mensalidades e outras informações, clique aqui.

Para conhecer outras formas de ingressar no SENAI, envie um e-mail para a Central de Atendimento ao Candidato (CAC). Verifique a lista das Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) do SENAI BAHIA e respectivos e-mails.

Para receber informações sobre o processo seletivo 2022.1, cadastre-se aqui

CRÉDITO ESTUDANTIL

SENAI BAHIA

Realizando o seu sonho de fazer um curso técnico

Voltar para o topo!