SOBRE O SENAI

O SENAI BAHIA, que integra o SENAI Nacional – um dos cinco maiores complexos de Educação Profissional do mundo e o maior da América Latina, forma profissionais há mais de 70 anos. Além de oferecer educação profissional de qualidade, aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores.  

Se você concluiu o ensino médio ou equivalente, ou está cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, já pode fazer um curso técnico com a gente.  Conheça abaixo, as formas de ingresso, escolha a que lhe atende e venha estudar no SENAI BAHIA!

FORMAS DE INGRESSO 2024.1

01

Saiba como você pode ingressar em um Curso Técnico no SENAI BAHIA e venha estudar com a gente!

Pelo Enem (bolsa de estudos)

O candidato deve realizar a inscrição, anexar/apresentar a documentação exigida e aguardar a divulgação do resultado. A inscrição no processo seletivo não garante vaga no curso.

Se ligue nos requisitos para concorrer à bolsa de estudos e fazer um curso técnico de graça:

  1. Ter realizado o ENEM nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022, com pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 500 pontos; 
  2. Ter condição de baixa renda e autodeclarar, por escrito, esta condição no ato da inscrição no site. Não há modelo para a declaração, mas é obrigatória a informação do número do CPF do candidato; 
  3. Não estar matriculado em nenhum curso de aprendizagem industrial básica ou técnica, curso de aperfeiçoamento e qualificação profissional gratuito no SENAI BAHIA, inclusive oriundos de programas sociais e/ou governamentais, na data da classificação geral para a matrícula (11/01/2024), assim como na data da efetivação da matrícula; 
  4. Não estar matriculado com o benefício de Bolsas de Estudo concedido pelo SENAI BAHIA, em nenhum curso técnico, inclusive no âmbito do EBEP, na data da classificação geral para a matrícula (11/01/2024), assim como na data da efetivação da matrícula; 
  5. Não ter sido matriculado por meio do Programa de Bolsas de Estudo do SENAI BAHIA nos últimos dois semestres em Cursos Técnicos, exceto para os casos em que o SENAI cancelou a oferta do curso/turno e não houve aproveitamento da bolsa para outro curso/turno.  

A qualquer tempo, o SENAI BAHIA poderá cancelar a inscrição/matrícula do aluno, desde que seja constatada a dupla gratuidade (matrícula em mais de um curso gratuito). Neste caso, o aluno será notificado e deverá optar pela gratuidade de um dos cursos em que esteja matriculado.

02

POR ORDEM DE MATRÍCULA (CURSO PAGO)

O candidato ao curso pago deve realizar a inscrição, anexar/apresentar a documentação exigida, ler e dar o aceite e/ou assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e realizar o pagamento da matrícula (1ª mensalidade). Após a confirmação do pagamento, será analisada a documentação anexada. A efetivação da matrícula se dará após a confirmação do pagamento, da validação dos documentos anexados pelo candidato e da disponibilidade de vagas. A inscrição no processo seletivo não garante vaga no curso.

03

POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA OU
MATRÍCULA ESPECIAL (CURSO PAGO)

As inscrições para solicitação de transferência externa e portador de diploma, encerraram.
Se você quer fazer uma transferência externa para vir estudar no SENAI, clique aqui.
Se você é portador de diploma de nível técnico ou superior e quer fazer um curso no SENAI, clique aqui.

DESCONTOS

DESCONTO DE 20% NA MATRÍCULA (1ª MENSALIDADE) ATÉ 01 DE FEVEREIRO

A matrícula (1ª mensalidade) poderá ser paga em até 12 vezes no cartão de crédito, débito, boleto ou PIX. Consulte os valores da matrícula com desconto no menu “MATRÍCULA/MENSALIDADES”. Esses descontos não são cumulativos com outros quaisquer descontos.

DESCONTO DE 10% NAS MENSALIDADES DO CURSO

O aluno que realizar o pagamento até o dia 07 de cada mês, terá 10% de desconto na mensalidade. Este desconto será mantido para a 2ª mensalidade, que vencerá em 15/02/2024. As demais mensalidades terão desconto de 10% apenas para pagamentos realizados até o dia 07 de cada mês. Todas as mensalidades poderão ser pagas pelo Portal do Aluno.

DESCONTO DE 20% PARA PAGAMENTO À VISTA DO MÓDULO/SEMESTRE

O candidato pode pagar o semestre no cartão de crédito em até 12x, sem juros ou à vista com 20% de desconto. Para isto, deve solicitar por e-mail para boletosemestralsenaiba@fieb.org.br, informando nome completo, CPF, unidade/curso/turno e contatos. Este desconto não é cumulativo com o desconto de 10% para pagamento da mensalidade até o dia 07 de cada mês.

DESCONTO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DO SENAI BAHIA

O candidato ao curso técnico com ingresso em 2024.1 que é aluno ou já foi aluno do SENAI BAHIA, poderá ter 10% de desconto nas mensalidades, exceto na 1ª mensalidade (matrícula). No momento da matrícula, deve anexar/apresentar a documentação (carta dirigida ao SENAI, com RA, nome completo, CPF, unidade/curso/turno que cursa ou cursou no SENAI BAHIA).

DESCONTOS PARA COLABORADORES DO SISTEMA FIEB E SEUS FAMILIARES

Poderá ser concedido desconto de 30% no valor total do curso. Esse desconto não é cumulativo com o desconto da matrícula (1ª mensalidade). O colaborador deve procurar o setor pessoal da unidade ou o RH da sede, quando for o caso.

DESCONTO PARA EMPRESAS ASSOCIADAS A SINDICATOS FILIADOS A FIEB/CIEB E EMPRESAS PARCEIRAS

O candidato deve anexar/apresentar a documentação comprobatória (carta do Sindicato/CIEB/empresa parceira) no momento da inscrição.

2ª VIA DE BOLETO PARA MATRÍCULA

ESQUECEU DE PAGAR O BOLETO?

Para solicitar a 2ª via do boleto para pagamento da sua matrícula, envie um e-mail para senaifinanceiro@fieb.org.br
com as seguintes informações:
• Nome Completo:
• CPF:
• RG:
• Data de Nascimento:
• Telefones:
• Curso:
• Unidade:
Você pode enviar o e-mail clicando aqui!

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO/MATRÍCULA

No ato da inscrição/matrícula, o candidato deverá anexar/apresentar os seguintes documentos (arquivos em PDF com até 10 MB por documento):

  1. Histórico escolar com certificado de conclusão do ensino médio ou documento da escola atualizado (atestado, declaração ou comprovante de matrícula), comprovando que o aluno está matriculado e/ou frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio. O candidato que se matricular em um curso técnico e ainda estiver cursando o ensino médio concomitantemente, deverá concluí-lo até o final do curso técnico, sob pena de não receber o diploma de habilitação técnica;
  2. Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de residência (atualizado);
  5. Autodeclaração da condição de baixa renda, no caso de candidato bolsista. Não há modelo para a declaração, mas é obrigatória a informação do número do CPF do candidato.
 

Serão aceitos como documentos para a matrícula, também:

  1. O CPA, se o aluno tiver concluído o curso;
  2. O SUPLETIVO, se o aluno tiver concluído o curso;
  3. EJA por Tempo Formativo III – Eixos VI e VII, se o aluno tiver concluído o curso;
  4. EJA por Tempo de aprender II, se o aluno tiver concluído o curso;
  5. EJA EAD, se o aluno tiver concluído o curso;
  6. ENCCEJA, se o aluno tiver realizado a prova e tiver sido aprovado, conforme critérios estabelecidos pelo MEC.

As inscrições para os cursos pagos foram prorrogadas a 01/02/2024.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)

Para pessoas com deficiência, além da necessidade de preencher o cadastro com a sinalização da respectiva deficiência, é necessário o envio de documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado, para ser considerado válido para análise, no qual devem conter: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. Esse documento deve ser enviado até 5 dias úteis antes do início do curso para o e-mail processoseletivochp@fieb.org.br

COMO SERÃO AS AULAS

CURSOS PRESENCIAIS

  1. As aulas serão realizadas nas instalações do SENAI BAHIA, nos turnos matutino, vespertino ou noturno.  
  2. A aprovação no curso requer que o aluno obtenha nota/média final igual ou superior a 7 (sete), e apresente frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas de cada disciplina.

HORÁRIO DAS AULAS DOS CURSOS PRESENCIAIS

    • Matutino: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;  
    • Vespertino: de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;  
    • Noturno: de segunda-feira a sexta-feira, das 18h40 às 21h40 e aos sábados, no turno matutino e/ou vespertino.

O aluno receberá por e-mail, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno – um dos principais canais de comunicação dos alunos com o SENAI BAHIA. No primeiro acesso ao Portal do Aluno, é necessário confirmar os dados cadastrais. Os resultados de avaliações, frequência, solicitação de requerimentos, Manual do Aluno e Regulamento Disciplinar, são algumas das informações que estarão por lá.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS

  1. As aulas serão realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ficará disponível durante todo o período letivo para que o aluno acesse e realize as atividades. O computador é de responsabilidade pessoal do aluno, portanto, o SENAI BAHIA não se responsabiliza pela forma de acesso do aluno ao curso. A credencial de acesso (login e senha) para assistir as aulas dos cursos semipresenciais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será liberada a partir de 22/01/2024. 
  2. Será utilizada 20% da carga horária do curso em atividades presenciais. Desta forma, 80% da carga horária do curso será realizada a distância.  
  3. As aulas presenciais são obrigatórias e realizadas, uma vez por semana, nas instalações do SENAI BAHIA para experiências laboratoriais e atividades práticas, demonstração, simulação, seminários, estudos de casos, visitas técnicas, projetos e pesquisa, bem como outros instrumentos que a experiência pedagógica indicar. Consulte o horário dos encontros presencias no Anexo II do Edital do processo seletivo. 
  4. A aprovação no curso requer que o aluno obtenha nota/média final igual ou superior a 7 (sete) e apresente frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas previstas para as aulas presenciais de cada disciplina.

O SENAI BAHIA se reserva o direito de alterar o local de realização das aulas presenciais, mediante comunicação prévia aos alunos matriculados. 

INÍCIO DAS AULAS: 29 DE JANEIRO DE 2024, exceto para os alunos de Juazeiro que, por conta do feriado local, começarão 30/01.

MAIS INFORMAÇÕES 
📧 processoseletivochp@fieb.org.br 
🗨 (71) 3287-8300 (apenas mensagens de texto para o WhatsApp) 
(71) 3879-8090 ou (71) 3287-8090  l Call Center SENAI BAHIA 

Leia atentamente o Edital e escolha o curso de sua preferência!

CURSOS

Conheça os cursos ofertados e o valor da matrícula para 2024.1

MENSALIDADES

Para saber o valor das mensalidades em 2024.1, clique aqui.

Curso Técnico SENAI. Conexão direta com a sua realização profissional!

Para conhecer outras formas de ingressar no SENAI BAHIA, clique nos botões abaixo:

Siga o SENAI

MAIS INFORMAÇÕES 
📧 processoseletivochp@fieb.org.br 
🗨 (71) 3287-8300 (apenas mensagens de texto para o WhatsApp) 
(71) 3534-8090 ou (71) 3287-8090  l Call Center SENAI BAHIA